Tomada de Subsídios Nº 003/2012 |
A tomada de Subsídio é um instrumento utilizado para a construção do conhecimento sobre dada matéria e para o desenvolvimento de propostas aberto ao público e que possibilita aos interessados o encaminhamento de contribuições por escrito à Agência.
A Tomada de Subsídio Nº 003/2012 tem o objetivo de tornar públicos e colher contribuições sobre os levantamentos preliminares para Estruturação da 3ª Etapa - Fase III do Programa de Concessões de Rodovias Federais, constituída pelos lotes: BR-101/BA, BR‑262/ES/MG, BR-153/TO/GO, BR-050/GO/MG, BR-163/MT, BR-163/262/267/MS e BR-060/153/262/DF/GO/MG.
As contribuições por escrito poderão ser encaminhadas das 09:00 do dia 1º de novembro de 2012 até as 18:00 do dia 30 de novembro de 2012 por meio do Fale Conosco. Prorrogado até o dia 14 de dezembro de 2012.
Para cada rodovia serão disponibilizadas ao longo do período da Tomada de Subsídios as informações detalhadas a seguir. A totalidade das informações será disponibilizada até o dia 25 de novembro de 2012.
Tabela Resumo das Informações Disponibilizadas para a Tomada de Subsídios
Passivos Ambientais
Passivo ambiental é toda ocorrência de alteração das condições ambientais naturais da região resultante da implantação do sistema viário atual e das demais obras de infraestrutura existentes e/ou de ações de terceiros não diretamente vinculadas à implantação dessa infraestrutura.
Condição Deflectométrica - FWD
O FWD consiste em um ensaio das deformações verticais da superfície de um pavimento em consequência da ação de uma determinada carga ou solicitação. Os resultados dos ensaios de campo são utilizados para elaboração do cadastro dos principais defeitos existentes, em termos de natureza, extensão e severidade.
Inventário do Estado da Superfície do Pavimento IGG
O IGG (Índice de Gravidade Global) é um indicador que permite classificar o estado geral de determinado pavimento, sendo o seu cálculo baseado na atribuição de pesos ou fatores de ponderação, com o objetivo de caracterizar sua influência sobre a qualidade do pavimento.
Levantamento Visual Contínuo da Condição de Superfície - LVC
O LVC tem como objetivo analisar a condição da superfície de pavimentos flexíveis e semi-rígidos a partir de exame visual e contínuo dos defeitos, sendo realizado por técnicos avaliadores posicionados no interior de um veículo.
Cadastro de Obras de Arte Especiais – OAE
O Cadastro das Obras de Arte Especiais (OAEs) consiste na identificação de pontes, viadutos, túneis, passarelas, estruturas metálicas e obras de arte corrente (galerias, contenções, muros de arrimo, etc.) da rodovia, contemplando o detalhamento de suas características e de seu estado de conservação.
Pesquisa Volumétrica
A pesquisa volumétrica consiste na contagem dos veículos que passam por determinado segmento da via, em intervalos de tempo definidos, sendo os locais de pesquisa definidos em função tanto de uma expectativa inicial de posicionamento das futuras praças de pedágio, como para a obtenção de um conjunto de informações que permita a caracterização detalhada do perfil volumétrico ao longo da rodovia.
Planilhas de Cadastro Viário
Cadastro das vias, da sinalização da iluminação da existência de passarelas e demais sistemas do entorno das rodovias, a partir da obtenção de imagens digitais contínuas em alta resolução, com vistas à realização de avaliações das necessidades de obras para a duplicação das mesmas.
Planilhas de Cadastro de Drenagem Profunda
O Cadastro da Drenagem Profunda consiste na identificação de bueiros, galerias, e contenções, contemplando o detalhamento de suas características e de seu estado de conservação.
Avaliação da Irregularidade Longitudinal - QI-IRI
A avaliação da irregularidade longitudinal do pavimento é feita por meio da definição do QI-IRI (quociente de irregularidade), estabelecido a partir do levantamento do perfil da rodovia, a qual é percorrida por um veículo devidamente equipado. O índice é expresso pela relação entre os movimentos acumulados da suspensão do veículo e a distância percorrida pelo veículo e, geralmente, a unidade de medida do IRI é m/km.
Pesquisa OD
As pesquisas origem-destino têm por objetivo caracterizar, por meio de entrevistas com os usuários, o padrão das viagens tipicamente realizadas na rodovia, e é a base para a elaboração da matriz origem-destino de viagens para o estudo de tráfego.
A partir de todos os levantamentos realizados, bem como se considerando as sugestões dos engenheiros residentes responsáveis pelas rodovias estudadas, foram sugeridas melhorias, que consistem na implantação de marginais, acessos e obras de arte especiais.
Pontos Críticos
A identificação dos pontos críticos das rodovias tem por objetivo identificar os locais de geometria crítica, com base nos pontos que apresentam os maiores índices de acidentes, bem como os seus custos associados, e recomendações feitas com base dos valores identificados.
Arquivos de vídeos gravados ao longo dos trechos a serem concedidos estão disponíveis na ouvidoria da ANTT para cópia mediante agendamento ao telefone 3410-1404.
Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, lote 10, trecho 03, Projeto Orla Pólo 8 - Brasília - DF
CEP: 70200-003
CNPJ: 04.898.488/0001-77