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A seguir são apresentadas um resumo das melhorias como as passarelas a serem implementadas, o  número de acessos e interconexões, entre outros detalhes.

Uma explicação do significado de cada uma destas melhorias está detalhado após a tabela.

Especificações das Melhorias

Passarelas - é um acesso para pedestres construído sobre uma via de trânsito motorizado com múltiplas faixas. Fornece condições para separar fisicamente o fluxo de pedestres e o de veículos. São considerados para a sua implementação os seguintes pontos:

  • Previsão do número de travessias de pedestres diárias;
  • Previsão do número de travessias de pedestres na hora crítica;
  • Nível de serviço e classe da rodovia a ser atravessada pelo pedestre;
  • Número de faixas da rodovia a ser atravessada pelo pedestre;
  • Características geométricas da rodovia no principal ponto de travessia e suas condições de visibilidade (tanto para o motorista quanto para o pedestre);
  • Inexistência de outros dispositivos que facilitam a travessia dos pedestres (pontes, viadutos, passagens inferiores etc.)


Vias marginais -  destinam-se a separar os fluxo de veículos local dos usuários da rodovia central. Para a construção de vias marginais à rodovia foram considerados os seguintes critérios:

As vias terão alinhamentos adequados às construções existentes e preferencialmente com condições mínimas de cortes e aterros.

Acessos  - Os acessos deverão estar localizados em pontos onde serão permitidas entradas e saídas na rodovia, dentro de padrões adequados de segurança. Nesses pontos não será permitido cruzar a rodovia.


Figura ilustrativa

Interconexão tipo diamante – Interconexão em que a via principal apresenta, para cada sentido, uma saída à direita antes do cruzamento e uma entrada à direita após o mesmo. As conexões na via secundária são interseções em desnível (dois níveis).


Figura ilustrativa

Interconexão tipo trombeta – interconexão com três ramos, na qual uma das correntes de tráfego de um ramo executa um giro próximo de 270°. É utilizada geralmente em entroncamentos de uma rodovia em outra.


Figura ilustrativa

Para detalhamento de todos os estudos técnicos realizados, acesse o link.

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